Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil enviará comunicado aos EUA contra suspensão de pagamentos ao setor do algodão

Governo brasileiro também criará um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de retaliação aos EUAO ministro da Agricultura, Antônio Andrade, informou nesta quinta, dia 3, que o Brasil enviará um comunicado aos Estados Unidos "demonstrando indignação" pelo fato de o país ter suspendido os pagamentos mensais ao Brasil como forma de indenização pelos subsídios ilegais concedidos ao algodão. De acordo com o ministro, o comunicado será enviado pelo Itamaraty.

O governo brasileiro decidiu também criar um grupo de trabalho para estudar a possibilidade de retaliação aos Estados Unidos. O grupo deverá concluir a análise até 30 de novembro.

Andrade deu as declarações após reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Como resultado de um contencioso entre os dois países na Organização Mundial do Comércio (OMC), os EUA se comprometeram fazer o repasse anual de US$ 147 milhões para a conta do Instituto Brasileiro do Algodão, como forma de compensação ao Brasil.

Em agosto, o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, anunciou que o seu país suspenderia os pagamentos, em função dos cortes automáticos de gastos do governo. O último pagamento aos produtores brasileiros foi feito no dia 30 de setembro e foi apenas parcial.

>> Veja mais notícias sobre o setor do algodão

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile