Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil está entre as nações que mais impõem medidas restritivas ao comércio internacional, diz OMC

Governo afirma que objetivo das ações praticadas até agora é promover a defesa comercial e combater práticas ilegaisUm relatório divulgado esta semana pela Organização Mundial do Comércio (OMC) afirma que Índia, Brasil e Rússia estão entre as nações que mais impõem medidas restritivas ao comércio internacional.

De acordo com o documento, o Brasil vem impondo diversas medidas restritivas nos últimos meses, como a aplicação de licenças não automáticas à importação e o aumento de tarifas. O governo brasileiro não pretende se manifestar sobre o relatório da OMC e nega que esteja impondo restrições exageradas a outros países Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o objetivo das ações praticadas até agora é promover a defesa comercial e combater práticas ilegais. 

? Não classificamos como protecionismo o exercício do governo do dever de combater o que é ilegal, desleal, dentro das regras adotadas no âmbito da OMC. Não faz sentido tratar de protecionismo a adoção de medidas permitidas pelo marco jurídico internacional ? disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres.

O especialista e professor de economia internacional da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Piu discorda.

? É negar a realidade. E isso pode funcionar para o público cativo, mas na política internacional isso soa muito mal ? aponta o professor.

Sair da versão mobile