Brasil estuda implantar sistema de guichê único para exportações

Modelo, que é adotado pelos Estados Unidos, permite aos exportadores apresentar toda a documentação exigida em um único localA secretária de Comércio Exterior do Brasil, Tatiana Prazeres, encontrou-se na segunda, dia 25, com representantes do Banco Mundial, que se comprometeram a estudar meios de apoiar a implementação do sistema single window (guichê único) no  Brasil. O modelo, que é adotado pelos Estados Unidos, permite aos exportadores apresentar toda a documentação exigida em um único local. O Brasil quer receber informações das autoridades americanas sobre o funcionamento do sistema.

Representantes da área de comércio exterior dos governos do Brasil e Estados Unidos participam esta semana de uma rodada de discussões sobre as relações comerciais e parcerias entre os dois países. As reuniões começaram em Washington, capital norte-americana, e prosseguem nesta terça, dia 26. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os encontros com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos estão em sua décima edição e em 2013, pela primeira vez, há a participação do setor privado nos debates.

Ainda nesta terça,  Tatiana e o subsecretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Francisco Sanchez, se reunirão com empresários. Além do modelo guichê único, estão na pauta temas como a etiquetagem eletrônica de mercadorias, parcerias para investimentos no setor de energia e a concessão de estágios em companhias americanas ou filiais brasileiras nos EUA para participantes do Programa Ciência sem Fronteiras.