Brasil exporta volume recorde de celulose em 2009

Para este ano, expectativa é de aumento na demanda pelo produto brasileiroO Brasil exportou um volume recorde de celulose em 2009. É o que mostra um levantamento da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa). Os números ainda são preliminares. Para este ano, a expectativa é de aumento na demanda pelo produto brasileiro.

A Bracelpa avalia que, apesar dos efeitos da crise internacional, o setor manteve a competitividade durante o ano passado. A indústria conseguiu aumentar a participação na pauta de exportações do Brasil.

No segmento celulose, a produção aumentou 6% em relação a 2008 (13,4 milhões de toneladas). O volume exportado cresceu 16,9% (8,22 milhões de toneladas). Foi o maior volume da história do setor.

A maior demanda pelo produto brasileiro, entretanto, não foi suficiente para aumentar a receita com as vendas externas. A queda foi de 15,4% em comparação com 2008 (-US$ 3,3 bilhões).

Para este ano, as indústrias esperam demanda ainda maior pelo produto brasileiro, mas ressaltam que o câmbio desfavorável pode prejudicar mais uma vez a receita com as exportações. Já no segmento de papel, a produção caiu 0,7% em relação a 2008 (9,34 milhões de toneladas). Porém, de acordo com a Bracelpa, esse resultado pode ser melhor. Isso porque ainda não estão consolidados os números do segundo semestre, em que a indústria registrou recuperação.