Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil finaliza proposta para reduzir emissão de gases do efeito estufa

Relatório será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças ClimáticasO Brasil finalizou nesta quinta, dia 17, a proposta do país para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e preservar a Amazônia. O relatório será apresentado em dezembro, na Dinamarca, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Os governadores e representantes dos nove Estados da Amazônia Legal e o presidente Lula chegaram a um consenso: é preciso financiar a redução do desmatamento e a manutenção da floresta em pé. O mecanismo sugerido é o REDD, sigla de “redução de emissões por desmatamento e degradação florestal”. A ideia é fazer pagamentos por serviços ambientais e pela manutenção da Amazônia.

? Os governadores da Amazônia estão unidos, os nove governadores. Não há divergência com relação ao REDD, a financiamento público e mecanismos de mercado ? afirmou o governador do Amapá Waldez Góes.

A única polêmica era a origem dos recursos para esses pagamentos. Mas, durante a reunião, ficou decidido que o redd será financiado com dinheiro estrangeiro.

? A posição brasileira é que os países desenvolvidos têm que fazer o dever de casa muito alto, porque eles são os responsáveis. Além deles reduzirem, têm que financiar o desenvolvimento para preservar e reduzir as emissões ? disse o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Um exemplo disso é um país rico que tem hoje a meta de diminuir em 30% as emissões de gases. Caso a Convenção da ONU determine uma redução maior, de 35%, o Brasil propõe que essa diferença, de cinco pontos percentuais, seja usada para financiar a preservação da Amazônia.

? Existe uma visão positiva de se incluir um mecanismo compensatório para o REDD desde que os países ricos assumam metas mais ambiciosas ? argumenta o presidente da Fundação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana.

Sair da versão mobile