Brasil é importante indutor de iniciativas em torno da sustentabilidade, diz ministra Izabella Teixeira

Encontro Diálogos sobre Biodiversidade discute como o Brasil pode contribuir para que as metas estabelecidas em Nagoya sejam atingidasA ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta sexta, dia 8, que o Brasil é um importante indutor de iniciativas que visem à sustentabilidade. Durante o encontro Diálogos sobre Biodiversidade: Construindo a Estratégia Brasileira para 2020, ela disse ainda que o país precisa construir estratégias inovadoras que possam contribuir para a preservação da biodiversidade.

O evento, promovido em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, tem como objetivo engajar a sociedade brasileira em um processo para fortalecer a implementação dos acordos da 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP-10), que ocorreu em outubro de 2010 em Nagoya, no Japão.

O objetivo é envolver um grupo abrangente de representantes do setor privado, da sociedade civil e do governo para discutir como o Brasil pode contribuir para que as metas estabelecidas em Nagoya sejam atingidas.

Acompanhada da ministra do Meio Ambiente do Reino Unido, Caroline Spelman, Izabella destacou a parceria entre o governo brasileiro e o britânico ? a qual considerou uma vitória na COP-10.

? Temos que dar continuidade ao diálogo e a uma parceria que sempre se revelou, desde o início, amigável e sustentável. Todos nós tínhamos um objetivo em comum: conseguir [uma acordo em] Nagoya. Conseguimos. Agora, o objetivo em comum é a agenda 2020 ? disse.

Em seu último dia de visita ao Brasil, a ministra do Reino Unido se referiu aos brasileiros como “guerreiros pelo meio ambiente”. Ela afirmou estar impressionada com a quantidade de pessoas unidas para lutar pela proteção da biodiversidade no país e avaliou que as parcerias são o único caminho para se conseguir impacto na causa.

? Não temos a diversidade que vocês têm. Não poderia ter entendido isso sem ver com os meus próprios olhos. A Izabella nos disse muitas vezes para encorajarmos líderes a chegarmos a um acordo. Compartilho totalmente com essa ideia. Precisamos encorajar outros a entender mais e fazer esforços ? afirmou, ao comentar uma visita ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (GO) na última quarta, dia 6.

Conversas
Um relatório será apresentado no ano que vem e deve virar projeto de lei. Além de ONGs nacionais e internacionais, o governo do Reino Unido apoia a iniciativa e já disponibilizou R$ 240 mil para o plano. A ministra britânica do Meio Ambiente, Caroline Spelman, também participou dos debates em Brasília.