Brasil importou 70 milhões de litros de etanol dos EUA em 2010

Crise de oferta de etanol no país tornou-se uma espécie de "tábua de salvação" para os produtores americanosPressionado pelo aumento da demanda interna, o Brasil aumentou em 2010 suas importações de etanol dos Estados Unidos e gerou alívio aos produtores americanos. De acordo com o Departamento de Comércio, foram embarcados ao mercado brasileiro 70 milhões de litros do combustível.

No ano anterior, essas vendas haviam totalizado apenas um milhão de litros. Protegida no mercado doméstico do etanol brasileiro, por tarifa adicional, e beneficiada por subsídios, a produção dos EUA ultrapassou a do Brasil desde 2006.

Embora a Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) insista na sua preferência pelo suprimento do mercado doméstico, os últimos anos foram marcados pela queda no consumo americano e pelo aumento da capacidade de produção do combustível. Em janeiro deste ano, os EUA mostravam-se aptos a produzir 10,6 bilhões de galões ao ano, destinados especialmente para a mistura com a gasolina.

A queda no consumo de combustíveis, por causa da lenta recuperação da economia e do aumento do preço internacional do petróleo, derrubou também as vendas internas de etanol. Boa parte da produção do combustível foi deslocada para a exportação, facilitada pelo dólar desvalorizado.

A crise de oferta de etanol no Brasil tornou-se uma espécie de “tábua de salvação” para os produtores americanos, segundo um especialista do setor. O aumento da frota de automóveis do país – em sua maioria, modelos flex – em uma média de 10% ao ano desde 2009, e o crescimento da capacidade de produção de etanol em cerca de apenas 2% ao ano, somaram-se aos problemas nas últimas duas safras de cana-de-açúcar.

O mesmo especialista criticou a política do governo Dilma Rousseff de pressionar o setor produtor de etanol a reduzir os preços. A iniciativa, segundo ele, teria desmobilizado ainda mais os usineiros a tocar projetos de investimento na ampliação da produção. Apenas três novas usinas de álcool estão programadas para este ano.

Da mesma forma, a crise no mercado brasileiro de etanol debilita o lobby pela extinção da tarifa adicional de US$ 0,54 por galão importado e do subsídio de US$ 0,45 por galão misturado à gasolina.

O argumento de que o Brasil teria condições de suprir parte do mercado americano acabou, na prática, prejudicado. A produção americana deu uma arrancada em 2006, graças aos benefícios e à obrigatoriedade da mistura de 12,5 bilhões de galões à gasolina por ano. Os EUA têm atualmente 200 usinas de etanol.