O estande do Brasil é voltado para alimentos finos especializados. Entre os produtos nacionais em exposição estão café, lácteos, mel, energéticos da Amazônia, chocolates, balas e confeitos, pão de queijo, farinhas e preparados. Além de contar com a estrutura oferecida pelo Ministério da Agricultura, as empresas integrantes do estande brasileiro podem oferecer seus produtos para degustação.
A ação tem a finalidade de inserir empresas brasileiras no mercado norte-americano e diversificar o portfólio de produtos comercializados naquele país. O evento foi precedido de rodada de negócios com cerca de quarenta compradores dos Estados Unidos, Caribe e Canadá e visita técnica a redes distribuidoras, organizadas pela Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA).
A Summer Fancy Food Show é realizada nos Estados Unidos desde 1954, normalmente, em Nova York. Mas, com o centro de convenções da cidade em reforma, o evento foi transferido neste ano para Washington. Na edição de 2010, 23,3 mil pessoas visitaram a feira, durante três dias.
O evento deste ano reúne 2,4 mil expositores de alimentos e bebidas de cerca de 80 países e deve ter um público de 24 mil visitantes. Participam também gerentes de compras de comércio varejista e atacadista, de restaurantes, de hotelaria, entre outros estabelecimentos.
Comércio bilateral
Em 2010, o Brasil exportou US$ 5,4 bilhões em produtos agropecuários para os Estados Unidos, desempenho 18,6% superior ao de 2009. Os principais itens brasileiros comercializados no ano passado foram produtos florestais, como madeira, celulose, papel e borracha, com receita de US$ 1,69 bilhão, café com embarques somaram US$ 1,14 bilhão, e couros e derivados, totalizaram US$ 485 milhões.