Por falta de chuvas, a safra foi plantada com atraso em boa parte dos estados. Então não é surpresa que a colheita esteja atrasada se comparada ao ano passado, quando as precipitações chegaram antes. No entanto, quatro estados estão com fortes atrasos tanto na comparação ante 2019, como em relação a média para o período.
Ao todo o país já colheu 39,6% da áreas de 37 milhões de hectares, aponta levantamento da consultoria Safras & Mercado. Há atraso em comparação ao mesmo período do ano passado, quando havia sido retirado 45% da área. Já na média o país colhe 36,4%.
Mato Grosso segue como o estado mais adiantado nos trabalhos de colheita no país, com 80% da área 9,7 milhões de hectares já colhido. No ano passado o ritmo era de 83% e na média histórica é de 63%.
Como no ano passado as chuvas vieram cedo, o plantio aconteceu antes, portanto é normal que todos os estados apresentem retardo este ano. Entretanto chama a atenção que quatro estados estão bastante atrasados também em relação a média histórica, que já é bem mais baixa que os números normais.
Goiás é o estado que apresenta defasagem de ritmo se comparado ao ano anterior e a média. Até 2 de março havia retirado 35% da área, contra 48% de 2019 e 49% da média. Depois aparece São Paulo com o ritmo atual de 22%, ante os 50% do ano passado e os 32% da média para o período. Mato Grosso do Sul também enfrenta dificuldades registrando agora 47% da colheita realizada, contra 62% de 2019/2020 e 56% da média. Para fechar a lista vem Minas Gerais que colheu até o momento 21%, até os 35% de 2019 e os 30% da média para o período.