Brasil pode precisar de até 1,4 bilhão de toneladas de cana em 2020 para etanol

Demanda será necessária para atender frota brasileira de veículosO Brasil pode precisar de até 1,4 bilhão de toneladas de cana-de-açúcar em 2020. Na safra 2012/2013, recém encerrada, o Brasil produziu 588,2 milhões de toneladas. O cenário foi apresentado nesta sexta, dia 5, pelo presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari. Segundo ele, a demanda será determinada especialmente pelo uso do etanol na frota brasileira de veículos. Caso o combustível seja opção de 80% dos veículos, a demanda atingirá 1,4 bilhão de toneladas de cana em sete anos. No 2º Encont

– Quatro novas refinarias foram projetadas no Brasil principalmente para diesel, não para gasolina. A importação de gasolina pode crescer para um nível entre 12 bilhões e 23 bilhões de litros por ano, o que poderia trazer estresse à balança comercial – disse, ao argumentar que a opção pelo etanol parece natural nesse quadro.

– Assim, o etanol acaba sendo uma opção para preservar a balança de pagamentos e as reservas internacionais – acrescentou Nastari.

Agência Estado