Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil pode retomar retaliação contra EUA sobre algodão, diz ministro das Relações Exteriores

Segundo Antonio de Aguiar Patriota, fim de pagamentos ao algodão brasileiro configura o rompimento de um acordo bilateralO ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, confirmou que o Brasil poderá retomar o processo de retaliação contra os Estados Unidos por conta dos subsídios dados a seus produtores de algodão, se o Congresso americano confirmar a decisão da Câmara de interromper os pagamentos anuais ao Instituto Brasileiro do Algodão.

Segundo o ministro, o corte configura o rompimento de um acordo bilateral, feito como compensação ao Brasil, depois da decisão favorável ao país tomada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O fim do repasse anual de US$ 147 milhões foi aprovado nessa quinta, dia 16, pela Câmara do Congresso americano, e ainda precisa ser reafirmada pelo Senado.

Apesar de afirmar que espera que o corte não seja efetivado, Patriota diz que, se isso acontecer, o Brasil terá que agir.

? Poderá ensejar a retomada pelo Brasil do processo de retaliação comercial, inclusive na área de propriedade intelectual, que já foi autorizado pelo órgão de solução de controvérsias da OMC ? explicou.

De acordo com o ministro, o Executivo americano não concorda com a decisão dos parlamentares.

? É algo que nós valorizamos, porque a nossa negociação é de Executivo com Executivo. Nós não negociamos com o Congresso norte-americano, evidentemente. Agora, eventual suspensão dos pagamentos ao fundo do algodão configurará um rompimento de um compromisso bilateral. De modo que nós esperamos que não chegue a esse ponto ? disse.

Sair da versão mobile