De acordo com dados apresentados durante o evento, dois terços das emissões de gases são do desmatamento. Agricultura é a segunda maior responsável, com o setor de energia em terceiro. O Brasil é, atualmente, o quarto maio emissor de gases nocivos do mundo.
A mestre em gestão ambiental Karen Suassuna lembrou os participantes do Fórum da importância de se manter floresta amazônica em pé.
? Um dos problemas das mudanças climáticas e do desmatamento da Amazônia é que a Amazônia, não vou dizer que é o pulmão do país, mas vou dizer que ela é as veias das águas e as veias das chuvas. Sem a floresta não tem chuvas, sem chuvas não tem produção agrícola.
Para o especialista alemão em física nuclear Lutz Cleeman, o Brasil está no caminho certo para combater as emissões de gases nocivos. Ele disse também que o tema das mudanças climáticas deve fazer parte da pauta econômica dos governos, com o estímulo ao comércio dos chamados créditos de carbono.
O seminário foi realizado em um momento em que a preocupação com as mudanças no clima é cada vez maior entre os principais líderes internacionais. O assunto é prioridade do G8 e dos cinco principais países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.
O grupo dos mais ricos deve firmar acordo com os emergentes para transferência e financiamento de tecnologia. Tudo em função da corrida contra o aquecimento global.