Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil precisa desenvolver tecnologia de controle biológico de pragas agrícolas, diz pesquisador da Esalq

José Roberto Postali Parra foi um dos vencedores do 56º Prêmio Fundação BungeO Brasil precisa continuar a desenvolver sua própria tecnologia de controle biológico de pragas agrícolas para minimizar os danos econômicos causados por esses flagelos naturais ao setor no país. A avaliação foi feita por José Roberto Postali Parra, professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em conferência durante o Simpósio Científico sobre Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

O evento, realizado em São Paulo, debateu avanços obtidos na área de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, que juntamente com Oceanografia foram temas do Prêmio Fundação Bunge 2011. A premiação foi realizada nessa terça, dia 13.

De acordo com o pesquisador, o controle biológico de pragas ? em que se utilizam insetos criados em massa em laboratório para combater predadores de plantas ? é uma realidade no Brasil e demandou décadas de estudos para ser implementado e propagado pelo país e pela América Latina. Entretanto, por possuir grandes extensões de terra, a agricultura brasileira impõe desafios para a utilização da técnica por dificultar os levantamentos de amostragem de pragas de inimigos naturais.

Em função disso, de acordo com Parra, o país não pode recorrer a tecnologias de controle biológico desenvolvidas nos países da Europa, por exemplo, onde o controle biológico é realizado em casas de vegetação ? estruturas semelhantes a estufas que possuem condições adaptadas para o cultivo ?, mas deve procurar desenvolver uma tecnologia própria, adaptada às suas extensas áreas agrícolas.

Um dos exemplos bem-sucedidos de combate de pragas por controle biológico no Brasil realizado por Parra e seu grupo de pesquisadores foi a do minador dos citros, que surgiu nas plantações de laranja no Estado de São Paulo em 1996.

? Temos potencial para aplicação do controle biológico de pragas nas culturas de milho, algodão, eucalipto, sorgo sacarino, hortaliças e soja. Essa tecnologia no Brasil hoje é muito mais realidade do que ficção ? destacou.

Sair da versão mobile