Embarques reforçam a posição do país no cenário internacional como maior exportador mundial do grão e grande exportador de produtos do agronegócio
O Brasil começou em março a exportar a safra de soja, que este ano alcançará o volume recorde de 56 milhões de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os embarques reforçam a posição do país no cenário internacional como maior exportador mundial do grão e grande exportador de produtos do agronegócio.
Em receita e em volume, os números da exportação da soja são grandiosos. Somente em março, os embarques de soja em grão renderam US$ 2,9 bilhões. Essa receita é 32% mais alta em relação aos US$ 2,2 bilhões obtidos em março de 2015.
Em volume, a quantidade exportada foi recorde de 8,3 milhões de toneladas, 50% maior em comparação aos 5,6 milhões de toneladas embarcadas em março de 2015.
Esses dados, comenta o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão, representam apenas o início dos embarques da safra de soja deste ano.
– A soja está sendo exportada em volumes significativos. No ano passado, foram 54 milhões de toneladas, e para este ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera volume ainda maior, de 56 milhões de toneladas de embarques. Isso será novo recorde, e o Brasil vem se firmando como o maior exportador de soja – explica.
Conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, a China é a maior compradora da soja brasileira. Os embarques elevados da soja vão ocorrer nos próximos meses até agosto, dando um reforço para o saldo comercial do país no ano.