Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil quer aumentar exportação de carnes para Arábia Saudita

Atualmente, mais de 20 produtos brasileiros são vendidos para o país, a carne de frango lidera a listaO Brasil vai aumentar o volume de exportação de carne bovina e de frango para a Arábia Saudita. O país do Oriente Médio está interessado também em importar grãos e frutas brasileiras. Estas foram algumas das novidades anunciadas nesta terça, dia 5, durante a visita do ministro da Agricultura da Arábia Saudita, Fahad Bal Ghunaim, à capital paulista.

O Brasil exporta mais de 20 produtos para o país. No agronegócio, a carne de frango lidera a lista. Durante o encontro desta terça, empresários e autoridades discutiram formas de ampliar o comércio entre os dois países. A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) saiu da reunião mais otimista.

? Acho que a média ficará em torno de 500 a 550 mil toneladas/ano. Hoje fica em torno de 490 toneladas. Deve aumentar entre 4 a 5% ? disse o presidente da Ubabef, Francisco Turra.

A carne bovina está em sexto lugar na lista de produtos exportador. Em todo o ano passado, quase 32 mil toneladas foram embarcadas Só de janeiro a agosto deste ano, o volume está próximo de 24 mil toneladas. Os exportadores de carne bovina esperam aumentar os números.

? Eu acredito que, para o próximo ano, tenhamos um aumento de 15% a 20% ? afirmou o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Camardelli.

Atualmente a Arábia Saudita ocupa a 12ª posição entre os importadores do agronegócio brasileiro. O ministro Fahad Bal Ghunaim afirma que o país pretende ampliar mais esse comércio:

? Definitivamente, o Brasil é um grande produtor de carne de alta qualidade e foi tomada a decisão de aumentar a importação.

E o governo brasileiro pretende aproveitar o interesse dos árabes para diversificar mais a pauta de exportações do agronegócio.

? A Arábia Saudita é um grande importador de alimentos, mas até hoje a exportação é concentrada. No entanto, existe interesse em diversificar para produtos lácteos, grãos e frutas ? afirmou o diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio.

Um novo encontro entre Brasil e Arábia Saudita deve ocorrer nos próximos meses. No entanto, ainda não há data definida para a viagem dos brasileiros ao Oriente Médio.

Sair da versão mobile