Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil quer concorrer à presidência da FAO

Fórum Mundial de Agricultura, que será em maio na capital federal, foi lançado nesta terça em São PauloOs principais moderadores do Fórum Mundial de Agricultura estiveram reunidos nesta terça, dia 13, na Fiesp. São ex-ministros e personalidades ligadas ao setor. O encontro foi uma prévia das discussões que devem ocorrer em Brasília no mês de maio.

O tema principal é o papel do agronegócio da América Latina nos próximos 40 anos. Neste período, segundo a FAO, a população no mundo deve chegar a nove bilhões de pessoas e a demanda por alimentos pode crescer 70%. Para os moderadores, a América Latina tem vantagens nesse cenário porque já possui um mercado agrícola consolidado. Porém, eles lembram que também existem grandes desafios.

O maior problema, segundo os participantes, é a falta de participação mais ativa do Brasil nas discussões e negociações mundiais, relativas ao agronegócio. Nesse sentido, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues propôs que o próximo diretor-geral da FAO, que deve ser escolhido no ano que vem, seja um representante da América Latina. De preferência, um brasileiro.

Rodrigues chegou a sugerir que o candidato brasileiro seja o ex-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Para o ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, ter um espaço maior na FAO é importante, mas não resolve o grande desafio do agronegócio brasileiro nos próximos anos, que é mudar as regras de comércio internacional.

Mais do que sugerir que a FAO seja dirigida por um brasileiro, ligado ao agronegócio, os moderadores do Fórum Mundial da Agricultura querem mudanças na entidade. Eles explicam que nos últimos tempos, a FAO perdeu poder e representatividade e que isso precisa mudar o quanto antes.

O representante argentino entre os moderadores do fórum, Miguel Campos, também lembrou que os países da América Latina precisam ter uma posição uniforme e coerente para ganhar força em fóruns internacionais.

A edição regional do Fórum Mundial de Agricultura vai ocorrer pela primeira vez no Brasil. O encontro está marcado para os dias 12 e 13 de maio. No fim do encontro, uma carta vai ser encaminhada aos governos de países da América Latina com sugestões para a política agrícola.

Sair da versão mobile