Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil quer explicação da UE sobre açúcar subsidiado

Bruxelas anunciou que daria autorização a seus produtores a exportar acima do teto permitidoO Brasil denunciará a Europa por exportar açúcar subsidiado de forma ilegal. Mas a decisão de levar o caso à Organização Mundial de Comércio (OMC) ainda não significa a abertura de uma disputa jurídica. Por enquanto, o Itamaraty apenas marcará posição na OMC e pedirá explicações aos europeus sobre a atitude.

Bruxelas anunciou na semana passada que daria autorização a seus produtores a exportar 500 mil toneladas de açúcar em 2010 além do teto permitido por um acordo na OMC. O volume seria suficiente para produzir 14 milhões de latas de Coca Cola. Produtores em todo o velho continente alertam que, se o volume não fosse exportado, simplesmente teriam de estocar por um tempo indeterminado. Na Bélgica, por exemplo, 10% da colheita já está em estoques.

O Brasil acredita que a medida é ilegal e quer sua retirada imediata. Ha três anos, a União Europeia foi derrotada nos tribunais da OMC depois que o Brasil abriu uma queixa sobre os subsídios dados aos produtores de açúcar. A Europa ficou proibida de exportar açúcar subsidiado acima de 1,27 milhão de toneladas.

Sair da versão mobile