Brasil e Rússia assinam protocolo sobre medidas fitossanitárias para grãos

Acordo sobre o farelo de soja não havia sido formalizado na quarta, dia 20, quando foi assinado o documento relativo ao trigoO Brasil e a Rússia assinaram na última quinta, dia 21, protocolo sobre medidas fitossanitárias para produtos de origem vegetal, destinado a facilitar principalmente o comércio da soja entre os dois países. O acordo foi firmado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ênio Marques, e pelo diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert.

Segundo o Mapa, o protocolo assinado estabelece medidas que facilitam a emissão de certificados fitossanitários de grãos seguindo a Norma Internacional de Movimentação de Produtos Vegetais. A Rússia tem interesse na importação do farelo de soja brasileiro para alimentação de seu rebanho bovino. Na segunda, dia 18, e terça, 19, autoridades do setor agropecuário brasileiro se reuniram com autoridades russas para formatar acordos sobre o assunto e sobre a exportação do trigo russo para o Brasil.

O documento relativo ao trigo foi assinado na quarta, dia 20, mas o acordo sobre o farelo de soja não havia sido formalizado. Em entrevista, o ministro da Agricultura da Rússia, Nikolay Fedorov, adiantou que o diretor de Vigilância Fitossanitária, Serguei Dankvert, prolongaria sua estada no Brasil para finalizar a questão da soja.

Além de autoridades do Ministério da Agricultura e da delegação russa, estiveram na reunião representantes da Associação Brasileira de Frigorifícos (Abrafrigos) e seus associados.