Produtores rurais brasileiros que fazem uso do RoundUp, da empresa alemã Bayer, podem enfrentar problemas de oferta do produto.
De acordo com a empresa, o herbicida à base de glifosato teve sua produção temporariamente impactada em Luling, no estado americano do Texas, depois da passagem do furacão Ida, no sul dos Estados Unidos.
“Após a tempestade, mobilizamos uma equipe Bayer local para avaliar danos e executar os reparos em nossa planta produtiva. Desde então, a empresa tem trabalhado de forma diligente e segura para trazer de volta as operações da unidade o mais rápido possível”, diz a empresa, em nota.
Segundo a Bayer, a interrupção da planta tem implicações para o Brasil, um dos maiores consumidores do herbicida em todo o mundo. “Dadas as variáveis fora da planta que afetam a produção, bem como nossas próprias necessidades de reparos, ainda não é possível estabelecer um prazo exato em que esperamos que a produção seja retomada na unidade. A interrupção da planta de Luling tem implicações para o Brasil”, afirma o comunicado.
“Os desafios contínuos da cadeia de abastecimento global criados pela covid-19 e a forte demanda contínua por glifosato criaram um cenário desafiador”, complementa.
Ainda segundo a empresa, a Bayer no Brasil “está executando um plano de mitigação para administrar os impactos de fornecimento e acessará seus parceiros e clientes no país buscando alternativas”.