Brasil e Sudão firmam protocolo na área fitossanitária

Acordo prevê cooperação em questões como proteção de plantas para evitar propagação de pragasBrasil e Sudão assinaram nesta terça, dia 3, um protocolo de entendimento na área de sanidade vegetal. O documento firmado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e o ministro de Agricultura e Florestas daquele país, Azzubair Bashir Taha, prevê cooperação em questões fitossanitárias, como consultas nas áreas de proteção de plantas para evitar propagação de pragas. Ambos se mostraram otimistas com a parceria.

? O protocolo marca o início de uma relação muito importante para os dois países ? disse Taha.

Este é o segundo documento desta natureza assinado entre Brasil e Sudão. Em novembro de 2008, os dois países fecharam acordo para a segurança sanitária de produtos animais.

Conforme Stephanes, uma missão brasileira com a participação de empresários interessados em negócios no setor agropecuário deve ser organizada para visitar o país africano.

Pesquisa

A cooperação entre os dois países deve ir além do protocolo assinado. O ministro Azzubair Bashir Taha visitou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e manifestou interesse em conhecer mais sobre tecnologias que podem ser adaptadas ao desenvolvimento da savana sudanesa.

De acordo com o ministro do Sudão, seu país tem condições de exportar fostafo ? importante matéria-prima na fabricação de fertilizantes ? ao Brasil.

Ao final do encontro, Stephanes foi convidado para o lançamento da primeira indústria de etanol da África, que ocorre ainda este mês no Sudão.