Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil terá que importar mais de 100 mil toneladas de algodão

Aumento do consumo e da demanda da indústria têxtil deixa o setor em alertaA indústria de algodão vai ter que importar mais de 100 mil toneladas do produto para suprir a necessidade do mercado. Representantes da cadeia produtiva discutiram o assunto nesta quarta, dia 18, em Brasília.

O aumento do consumo e da demanda da indústria têxtil deixa o setor em alerta, principalmente por causa da queda na safra que está sendo comercializada. A previsão é que falte algodão no mercado interno entre janeiro e junho do próximo ano. Para atender a necessidade, a saída vai ser mesmo importar.

? A safra 2007/8 rendeu 1,6 milhão de toneladas, devido à dificuldade do produtor aos baixos preços e ao custo elevado, houve redução drástica de 400 mil toneladas na safra, e com isso havia comprometimento do produtor com as vendas externas ? disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha.

Para a safra 2009/10, os agricultores esperam um rendimento melhor, mesmo com a previsão de 7% de redução na área plantada. A estimativa é colher 50 mil toneladas a mais. Para isso, o setor aposta no plantio adensado.

? Essa técnica tem menos chuva, reduz tempo de plantio em solo, agride menos o meio ambiente, há menos aplicação de química. Você traz um algodão de 200 para 150 dias. A diferença corresponde a 20% do custo de produção ? explicou o presidente da Câmara Setorial do Algodão, Sérgio de Marco.

Sair da versão mobile