Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bric assina acordo para cooperação entre bancos de fomento para financiar infraestrutura

Países reforçam também necessidade de reforma da ONUOs quatro países que integram o grupo dos Bric, o Brasil, a Rússia, China e a Índia, assinaram nesta quinta, dia 15, um acordo de cooperação entre os bancos de desenvolvimento para financiamento conjunto de obras de infraestrutura. Por esse acordo poderá haver a possibilidade de financiamento público conjunto de obras estruturantes nos membros do bloco.

Na declaração final do encontro, os membros do Bric reforçam a necessidade de reforma das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de fazê-lo “mais eficiente, representativo e objetivo”. O documento, contudo, não defende claramente o posicionamento brasileiro em relação ao posto permanente no Conselho de Segurança da ONU, embora o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro da Índia, Monmohan Singh, tenham defendido essa tese.

Ao encerrar a segunda reunião dos chefes de Estado e de governo do grupo, Lula afirmou que o acordo entre os bancos de desenvolvimento estimulará, entre outros pontos, a interação entre cooperativas dos quatro países.

? A declaração conjunta que adotamos reflete o amplo leque de interesses comuns que une nossos países nas áreas política, financeira, comercial, ambiental, energética, agrícola e de segurança. Vamos seguir promovendo a maior interação na área do conhecimento.

O presidente brasileiro afirmou que os quatro países têm papel fundamental na construção de uma nova ordem mundial. Ressaltou a consolidação do grupo e a importância dos acordos firmados entre os quatro países.

? O Bric tem papel fundamental a desempenhar na construção da nova ordem internacional mais justa, representativa e segura.

Sair da versão mobile