>> Leia mais notícias sobre trigo
– Revisamos nossa estratégia de atuação e pretendemos fortalecer nossos negócios, consolidando nossa liderança no mercado de farinhas de trigo para panificação, indústria e uso doméstico. A aquisição do moinho Vera Cruz faz parte de um plano de investimentos, que prevê também a ampliação e melhora da produtividade de nossas unidades e de nossa logística de distribuição – afirma Filipe Affonso Ferreira, vice-presidente de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil.
A aquisição do moinho em Minas Gerais é estratégica. O Estado tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é um importante mercado consumidor de farinha de trigo no Brasil.
– O mineiro aprecia produtos diferenciados e de alta qualidade. Já estamos presentes na região e, agora, com a ampliação da produção local, vamos fortalecer ainda mais a nossa participação, inclusive fornecendo matéria prima para a indústria alimentícia – destaca Ferreira.
A compra do Vera Cruz inclui os ativos do moinho, seus produtos e marcas. Tradicional em Minas Gerais, o Vera Cruz conta com cerca de 100 funcionários. Além disso, sua localização, a cerca de 30 quilômetros de Belo Horizonte, permite fácil acesso às principais rodovias e ferrovias do Estado. Segundo Filipe, isso favorece também a contratação de mão de obra qualificada, o que vem ao encontro dos planos de crescimento da Bunge.
A Bunge passa a contar agora com sete moinhos de trigo: Suape (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Santa Luzia (MG), Tatuí (SP), Santos (SP), Ponta Grossa (PR) e Contagem (MG). A empresa possui também uma unidade de mistura e empacotamento de farinha de trigo, que passará a trabalhar em conjunto com o Moinho Vera Cruz. A Bunge chegou ao Brasil investindo no negócio de farinha de trigo, em 1905, com a aquisição do Moinho Santista e, desde então, vem ampliando sua atuação.