Ao instalar a usina próxima da ferrovia Norte-Sul, a Bunge pretende utilizar a rede ferroviária para levar o etanol até o porto de Itaqui, no Maranhão, de onde seguirá por cabotagem até as regiões consumidoras do Norte e Nordeste.
? Esse esforço logístico vai reduzir o custo de transporte em 50% ? disse o presidente da Bunge do Brasil, Pedro Parente.
Segundo ele, foram investidos R$ 600 milhões na unidade de Tocantins, construída em menos de dois anos apenas com recursos próprios – a japonesa Itochu detém 20% do projeto.
? Toda nossa cana é própria, e 100% da colheita será mecanizada ? disse o executivo.
A produção de etanol da nova usina será de 120 milhões de litros. Além disso, a usina Pedro Afonso também produzirá 180 gigawatt/hora de bioeletricidade usando o bagaço de cana. O volume de energia produzido pela usina Pedro Afonso será suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. Segundo Parente, somente na cogeração, os investimentos chegaram a US$ 20 milhões.
A Bunge entrou no mercado sucroenergético em 2008, quando adquiriu 80% da Usina Santa Juliana, em Minas Gerais, e a Usina Monte Verde, em Mato Grosso do Sul, que produz apenas etanol. A consolidação de sua participação neste setor veio no final de 2009, com a aquisição de cinco usinas do grupo Moema, localizadas em São Paulo e Minas Gerais.
Com a entrada em operação da Pedro Afonso, as oito usinas da Bunge vão processar 21,5 milhões de toneladas e produzir cerca de 1 milhão de toneladas de açúcar e 1 bilhão de litros de etanol.