Em comunicado, a Bunge informa que a transação prevê um acordo de longo prazo de fornecimento de fertilizantes entre as duas empresas. Isso permitirá que a Bunge continue a fornecer fertilizantes aos agricultores, como parte de suas atividades de originação de grãos, criando uma estrutura para logística e outras atividades comerciais relacionadas à venda de fertilizantes. A Bunge manterá e continuará a operar o terminal de fertilizantes no Porto de Santos, no litoral paulista.
– Ambas as empresas ganham com a transação, pois, por um lado, permitirá que a Bunge dimensione suas atividades na área de fertilizantes, de forma que complemente suas operações de agronegócio, conferindo maior agilidade à empresa. Por outro lado, proporcionará à Yara uma posição maior em um mercado em crescimento. Temos certeza de que a transação beneficiará nossos colaboradores e clientes, e que o negócio continuará a crescer como parte do portfólio global da Yara – declarou Alberto Weisser, chairman e CEO da Bunge Limited.
Juntas, as duas empresas produzem 7,5 toneladas de fertilizantes por ano.
A expectativa é que a transação, que está sujeita às condições de fechamento de praxe, incluindo aprovação pelos órgãos reguladores do Brasil, seja finalizada no segundo semestre de 2013. O preço de compra está sujeito a certos ajustes pós-fechamento.
A Yara fertilizantes, com sede em Oslo, na Noruega, é considerada uma das maiores fornecedoras mundiais de fertilizantes minerais.