A C.Vale, uma das maiores cooperativas agropecuárias do Brasil, inaugura na próxima terça-feira (7) sua nova esmagadora de soja no complexo agroindustrial de Palotina, no Paraná.
A unidade tem capacidade para processar 60 mil sacas de soja por dia, o que equivale a 360 mil toneladas por ano.
A construção da esmagadora exigiu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e mobilizou 1.100 operários de 35 empresas.
A estrutura, que ocupa 12 hectares no parque industrial da cooperativa, conta com capacidade para armazenar 4 milhões de sacas de soja e 68 mil toneladas de farelo.
“Eles queriam uma esmagadora de soja, seria pequena na época. A indústria que vamos colocar em operação é grande, tem capacidade para 60 mil sacas por dia, a terceira maior do Brasil e a primeira em nível tecnológico”, diz Alfred Lang, presidente da C.Vale.
Além disso, dispõe de um estacionamento para 240 carretas.
A esmagadora produzirá farelo e óleo de soja para a fabricação de rações pela C.Vale.
A previsão é que o empreendimento gere 580 empregos diretos e indiretos.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e outras autoridades, fornecedores do Brasil e do exterior, clientes, associados e funcionários da cooperativa.
O evento também marcará a assinatura de um convênio entre o governo do estado, a Prefeitura de Palotina e a C.Vale para a conclusão do contorno viário do município, proporcionando melhor acesso ao complexo agroindustrial da cooperativa.