Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cade aprova formação de consórcio para construção de usina no Rio Madeira

Relator do processo entende que, apesar da concentração no mercado, formação não terá efeitos nocivos à concorrênciaO Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta, dia 17, a formação do consórcio Madeira Energia, que venceu o leilão para a construção da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. O relator do processo, Olavo Zago Chinaglia, entendeu que, embora haja concentração no mercado de geração de energia elétrica, a formação do consórcio não terá efeitos nocivos à concorrência.

Em seu voto, Chinaglia disse que a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Seae) analisou a operação e entendeu que o consórcio não terá possibilidade de exercer poder de mercado. A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concordou com o parecer da Seae e sugeriu a aprovação da operação sem restrições.

De acordo com o relator, a Seae concluiu que a concentração decorrente da operação será de 20,74%, considerada pouco significativa no mercado de geração de energia hidrelétrica no Sistema Nacional.

O Consórcio Madeira Energia é formado pelas empresas Furnas Centrais Elétricas S/A (39%); Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht S/A (1%); Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (20%); Andrade Gutierrez Participações S/A (12,4%); e Cemig Geração e Transmissão S/A (10%).

Sair da versão mobile