Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cadeia produtiva de fertilizantes aponta os desafios do setor para os próximos anos

Brasil é um grande produtor de grãos e carnes, mas importa mais da metade dos fertilizantes utilizados nas lavourasA cadeia produtiva de fertilizantes está reunida em São Paulo para discutir os desafios do setor nos próximos anos. O Brasil é um grande produtor de grãos e carnes, mas importa mais da metade dos fertilizantes utilizados nas lavouras.

O aumento da produção interna, a elevada carga de impostos do país e a qualidade do produto vendido são alguns dos temas debatidos entre os empresários do setor. O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, afirma que o maior desafio é tornar o segmento mais atraente para que as empresas nacionais invistam.

Para o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, a alternativa seria a implementação de um núcleo de coordenação política para resolver os problemas. Para ele, o mais importante é investir para ampliar a produção.

Segundo dados do Ibram, o setor de fertilizantes deve receber US$ 7,8 bilhões em investimentos até 2016. Assim, a produção de potássio no país chegaria a 2,4 milhões de toneladas, sete vezes mais do que hoje. Para o mercado de fosfato, a expectativa do presidente da Anglo American Fertilizantes, Ruben Fernandes, é de crescimento acima da média mundial em 2013.

Além da expectativa de crescimento na produção, Gustavo Branco, da Agrária Fertilizantes, afirma que o setor também está investindo em qualidade e sustentabilidade.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile