O açúcar chega de caminhão e vai para os armazéns. Mas o transporte para o navio, pelo menos nesta sexta, dia 22, não foi possível. Por causa da chuva, o equipamento que carrega a embarcação ficou parado e os porões fechados.
Em um dos terminais, foi o primeiro dia nesta semana que o açúcar não pode ser embarcado por causa da chuva. Mas o problema maior não é o mau tempo. É o menor volume de carga que chega aos armazéns. O terminal pertence a duas grandes empresas de commodities. Uma delas já registra queda de 20% nas exportações de açúcar em relação ao ano passado.
O analista Júlio Maria Borges confirma que as vendas de açúcar brasileiro para o mercado externo estão diminuindo. Entre abril e junho, o volume caiu quase 10% em relação ao mesmo período em 2010. Um dos motivos é que os compradores estão esperando pela nova safra e por preços melhores.
? A nova safra mundial começa em outubro. A safra de açúcar vai ser grande, com excesso de oferta. A expectativa é entre sete e oito milhões de toneladas a mais, a produção maior que o consumo. O cliente nestas condições está mais tranquilo esperando a safra nova entrar para comprar um preço melhor, mais barato. Então aquele preço que o cliente tinha no ano passado na mesma época, este ano não tem mais ? explica o diretor da Job Economia.
O movimento nos portos é bem diferente do registrado no ano passado. Nesta quarta, dia 20, Santos e Paranaguá tinham uma fila de 57 navios para embarque de açúcar. Em 20 de julho de 2010, o número passava de 100.
? No ano passado aconteceu muito atraso e quem estava envolvido na exportação pagou penalidade por atraso, foi um horror o ano passado. Então este ano a operação acaba sendo bem mais fácil e melhor. Nós não devemos ter problema este ano de operação de porto no que diz respeito a exportação de açúcar. O Brasil vai exportar bem ao longo da safra toda ? complementa Borges.