Caem exportações brasileiras de açúcar pelo Porto de Santos

Produtos como o milho compensaram os embarquesAs exportações brasileiras de açúcar caíram este ano. Mais de 1,2 milhão de toneladas deixaram de ser embarcadas no Porto de Santos, o maior do país. No entanto, outros produtos do agronegócio brasileiro sustentaram o saldo positivo da movimentação de cargas de janeiro a agosto deste ano.

Em  oito meses, 64 milhões de toneladas de produtos passaram pelo porto. O Brasil exportou mais do que importou, mas nem tanto quanto no ano passado. O levantamento feito pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), empresa que administra o Porto de Santos, mostra que apesar da movimentação ter sido maior de janeiro a agosto, as exportações caíram e cerca de 500 mil toneladas deixaram de ser embarcadas para outros países. O açúcar foi um dos produtos que mais pesaram nesta média.

Apenas a Índia reduziu as exportações em 86%, de janeiro a agosto de 2010. O país comprou do Brasil 1,1 milhão de toneladas de açúcar, este ano, pouco mais de 150 mil toneladas. A redução no volume impactou nos negócios e pode deixar um balanço negativo em 2011.

A movimentação de cargas do Brasil só não foi menor porque outros produtos compensaram.  O milho foi um deles. Até agosto foram exportados 2,4 milhões de toneladas, 39% a mais que nos oito primeiros meses de 2010.

As importações de fertilizantes pelo Brasil também cresceram e geraram movimentação no Porto de Santos. O aumento foi de 113,8% nos primeiros oito meses de 2011, atingindo 2.247.166 toneladas, contra 1.051.241 toneladas no mesmo período de 2010.