Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que os preços do café arábica vêm caindo neste início de ano, reforçando a baixa liquidez doméstica.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6, bebida dura para melhor, acumula queda de 2,02% nos nove primeiros dias de janeiro, fechando a R$ 989,10/saca de 60 kg, nessa terça-feira (9).
Segundo o centro de pesquisas, a pressão sobre os valores vem da melhora do clima em importantes regiões brasileiras produtoras de arábica.
Chuvas mais consistentes foram verificadas especialmente no Cerrado Mineiro, em parte do Sul de Minas e na Zona da Mata mineira.
De modo geral, os negócios efetivos envolvendo café estão bastantes lentos, com muitos vendedores e compradores ainda afastados do mercado spot nacional.
Agentes consultados pelo Cepea acreditam que a comercialização do grão deve começar a ganhar ritmo a partir desta ou da próxima semana.