FORTE ALTA

Café: frio deixa produtor em alerta e preços sobem

Impactos ainda não podem ser estimados de forma mais consistente, mas a expectativa é de que não houve danos expressivos nos cafezais

Cafezal em Mantiqueira de Minas - Foto: Inez De Podestà/Mapa
Cafezal em Mantiqueira de Minas. Foto: Inez De Podestà/Mapa

Os preços do café iniciaram esta semana em forte alta no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário se deve diretamente ao clima mais frio desde o último final de semana em grande parte do centro-sul do país, sobretudo em importantes praças produtoras de arábica.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Agentes consultados pelo Cepea apontaram, inclusive, a ocorrência de geadas pontuais em algumas áreas de baixada, como na Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro. De acordo com pesquisadores, os impactos ainda não podem ser estimados de forma mais consistente, mas a expectativa é de que não houve danos expressivos nos cafezais.

Contudo, a massa de ar frio deve permanecer nas regiões até meados desta semana, o que mantém produtores em alerta.

Quanto às exportações, em julho, foram embarcadas 3,8 milhões de sacas de café, 26% a mais que em julho/23 e um recorde para o mês, conforme dados do Cecafé.