Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café pode reduzir risco de AVC em mulheres, afirma estudo

Na Europa, programa implementado em Portugal procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do caféMulheres que bebem entre uma e duas xícaras de café por dia têm menor probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), do que aquelas que não consomem a bebida. A conclusão é de uma investigação norte-americana, do grupo de mamografia de Karolinska, que abrangeu um total de 34.670 mulheres sem históricos de doenças cardiovasculares. 

O estudo teve uma duração de 10 anos, ao fim dos quais a equipe constatou 1.680 ocorrências de problemas cardíacos diversos e, após a análise dos  fatores de risco, o consumo de café foi associado com um menor risco estatisticamente significativo de AVC total e enfarte cerebral.

? O café tem efeito antioxidante, diminui a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC. Este estudo vem, por isso, reforçar que a cafeína – frequentemente considerada como prejudicial à saúde – pode, afinal, ter um efeito protetor em relação a várias patologias, como é o caso dos Acidentes Vasculares Cerebrais ? considera o professor e neurologista Rodrigo Cunha.

Em Portugal, o AVC tem uma dimensão alarmante: a taxa de mortalidade é de cerca de 200/100 mil habitantes (o que corresponde a duas mortes por hora), sendo uma das mais elevadas da União Europeia. É responsável pelo internamento de mais de 25 mil doentes/ano e por elevado grau de incapacidade – 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações permanentes nas atividades da vida diária.

O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal em 2007, pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) com o objetivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde em relação ao consumo de café. É um projeto de informação, dirigido a profissionais da saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática.

Sair da versão mobile