O café também contém a niacina (vitamina B3) e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos, que ajudam na remoção de radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce dos tecidos.
Energia
O consumo regular de até quatro xícaras diárias, ajuda a manter o corpo ativo, além de aumentar a sensação de bem-estar e humor. Isso porque a cafeína anula os efeitos da substância química, que causa o sono (adenosina), e otimiza os efeitos da microcirculação, que melhora o fluxo sangüíneo. O café contém de 1 a 2,5% de cafeína, que produz esse efeito estimulante.
Pesquisas
Administrado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade Café, e financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) do Ministério da Agricultura, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café elabora pesquisas sobre as influências da bebida no organismo humano. Esses estudos, de profissionais da área de saúde de países, como Estados Unidos e Japão, comprovaram, por exemplo, que o café pode fazer bem ao coração, evita a depressão, estimula o aprendizado, ajuda a controlar hiperatividade e contribuem para dietas para emagrecimento.
? Além disso, o uso farmacêutico do grão já vem sendo discutido e pode se tornar, em breve, uma realidade no mercado brasileiro ? ressalta o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Lucas Tadeu Ferreira.