Em uma área de 400 metros quadrados estão depositadas as esperanças dos produtores de Cosmópolis. No local estão sendo cultivadas, desde outubro de 2010, mil mudas de abacaxi. O projeto da Secretaria de Agricultura tem o objetivo de diversificar a cultura no município, quase toda voltada para plantação de cana-de-açúcar.
Num prazo de 18 meses, cada planta deve produzir de 10 a 15 mudas, totalizando assim 15 mil novas mudas que serão distribuídas para produtores interessados em investir na nova fonte de renda e cultivo do município.
Três variedades de abacaxi foram plantadas. As duas mais comuns, hawaii e pérola e uma terceira desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas. O objetivo é saber qual se adapta melhor as condições da região.
O primeiro produtor voluntário a fazer parte do projeto, Karl Kadow, pretende ampliar a área de plantio e aumentar a renda.
Para o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Moacyr Saraiva Fernandes, o projeto é positivo e tem tudo para dar certo. O Brasil produz atualmente três milhões de toneladas de abacaxi. Deste total, 65% é consumido em São Paulo. Fernandes afirma que mercado não falta.