Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultores do interior de SP poderão diversificar área de abacaxi

Projeto da Secretaria de Agricultura tem o objetivo de diversificar a cultura no municípioAgricultores do interior de São Paulo podem diversificar a área de abacaxi. Um projeto da Secretaria de Agricultura de Cosmópolis (SP), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), pretende disseminar a produção da fruta na região paulista. As mudas vão ser disponibilizadas aos produtores a partir de 2012.

Em uma área de 400 metros quadrados estão depositadas as esperanças dos produtores de Cosmópolis. No local estão sendo cultivadas, desde outubro de 2010, mil mudas de abacaxi. O projeto da Secretaria de Agricultura tem o objetivo de diversificar a cultura no município, quase toda voltada para plantação de cana-de-açúcar.

Num prazo de 18 meses, cada planta deve produzir de 10 a 15 mudas, totalizando assim 15 mil novas mudas que serão distribuídas para produtores interessados em investir na nova fonte de renda e cultivo do município.

Três variedades de abacaxi foram plantadas. As duas mais comuns, hawaii e pérola e uma terceira desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas. O objetivo é saber qual se adapta melhor as condições da região.

O primeiro produtor voluntário a fazer parte do projeto, Karl Kadow, pretende ampliar a área de plantio e aumentar a renda.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Moacyr Saraiva Fernandes, o projeto é positivo e tem tudo para dar certo. O Brasil produz atualmente três milhões de toneladas de abacaxi. Deste total, 65% é consumido em São Paulo. Fernandes afirma que mercado não falta.

Sair da versão mobile