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Alho, álcool e seguro de saúde puxam preços no varejo e elevam IGP-M

Embora alguns produtos tenham tido alta, grupo alimentação teve deflação no IPC-MEntre os produtos pesquisados junto ao consumidor, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que as altas de preço mais expressivas no varejo, no IGP-M de agosto, foram registradas em alho (12,72%); álcool combustível (5,35%); e plano e seguro de saúde (0,49%). Já as mais expressivas quedas de preço foram apuradas em batata-inglesa (-31,23%); mamão da amazônia ? papaia (-22,81%); e cebola (-18,89%).

No varejo, a inflação junto ao consumidor mensurada pelo IPC-M, acumula altas de 3,35% no ano e de 4,04% em 12 meses até agosto, informou a FGV. Nesta segunda, dia 29, a instituição anunciou o IGP-M de agosto ? sendo que o IPC-M representa 30% do total do IGP-M.

Segundo a FGV, a deflação mais intensa na taxa do IPC-M, de julho para agosto (de -0,17% para -0,27%) foi influenciada por quedas de preços mais intensas ou desacelerações nas taxas de inflação em quatro das sete classes de despesa pesquisadas para cálculo da inflação varejista.

É o caso de alimentação (de -1,05% para -1,28%); vestuário (de -0,28% para -0,90%); saúde e cuidados pessoais (de 0,54% para 0,21%); e despesas diversas (de 0,85% para 0,52%). Duas classes de despesa apresentaram fim de queda de preços, no mesmo período. É o caso de educação, leitura e recreação (de -0,13% para 0,02%); e de transportes (de -0,06% para 0,22%). Já o grupo habitação manteve a mesma taxa de inflação no período (de 0,23%).

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