Baixa oferta de café robusta no Vietnã deve alavancar preços no Brasil

Até então, expectativa era de baixa nas cotações por conta da previsão de aumento da safra brasileiraNo Brasil, os preços do café robusta tendem a recuar a partir de abril, com o avanço da colheita no Espírito Santo. Neste ano, porém, mesmo com a expectativa de aumento da safra, o preço do grão pode não chegar a níveis baixos, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A projeção leva em conta a oferta da safra vietnamita 2011/2012, que está limitada. As estimativas de associações locais mostram considerável recuo frente à temporada anterior.

Além do menor volume produzido, cafeicultores e exportadores vietnamitas têm limitado as vendas à espera de preços melhores. Essa postura do maior produtor mundial de robusta, por sua vez, tem impulsionado as cotações internacionais do grão.

Com relação ao mercado de robusta no Brasil, o ritmo segue lento. O Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo seis peneira 13 acima fechou a R$ 297,71  a saca de 60 quilos na quarta, dia 25. O valor registra queda de 1,3% em relação à quarta anterior, dia 18. O tipo 7/8 bica corrida foi de R$ 290,26, a saca, nessa quarta – com baixa de 0,84% no mesmo período.