Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Banco Central prevê aumento de preços administrados ou monitorados em 2009

Projeção de reajuste de itens como derivados de petróleo e energia foi reduzida neste anoA aceleração dos índices de preços no atacado registrada em 2008 provalmente levará a aumento maiores de preços administrados por contrato ou monitorados em 2009. A previsão é do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta segunda, dia 22, pelo Banco Central (BC).

De acordo com o relatório, a projeção para o aumento dos preços administrados ou monitorados (derivados de petróleo, energia elétrica, gás, planos de saúde, tarifas de água, esgoto e transportes públicos) foi reduzida de 4% para 3,5% em 2008.

Segundo o BC, essa projeção foi baseada na variação nula nos preços da gasolina e de 2,6% para o gás de botijão, sendo que para este item no relatório de setembro a previsão era de variação nula.

Foi mantida a projeção de alta de 1,1% no preço da eletricidade e de 3,5% para de 3,6% a estimativa de aumento da tarifa de telefonia fixa.

Para 2009, os preços administrados por contrato ou monitorados foram alterados de 4,8%, no último relatório, para 5,5%, e para 2010 foram ajustados para 4,8%, ante os 4,5% anteriores.

Sair da versão mobile