Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil entra em recessão depois de seis anos

PIB do país caiu 0,8% em 2009O Brasil entrou em recessão pela primeira vez em seis anos. O Produto Interno Bruto (PIB), que mede o desempenho da economia brasileira, registrou queda no primeiro trimestre deste ano. O governo já admitia que o resultado do PIB seria negativo. A única dúvida era de quanto seria a queda.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB registrou recuou 0,8% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2008, quando a economia já tinha encolhido 3,6% em relação ao trimestre anterior.

Por sinal, esta foi a maior queda desde o início da série, em 1996. Com isso, o país registra sua primeira recessão técnica desde 2003, que é definida pela queda do PIB por dois trimestres consecutivos.

O IBGE destacou como principais influências a queda de investimentos na atividade produtiva, na produção industrial e no comércio Exterior.

O ponto positivo ficou com o consumo das famílias, que cresceu 0,7%.

Para analistas, o pior já passou e o segundo trimestre deve ser positivo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, destacou que a redução do PIB no primeiro trimestre foi menor que a esperada pelos analistas. Para ele, isso confirma a tese de que, no Brasil, a crise vai ser mais curta que em outros países.

E o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reforçou o discurso em entrevista coletiva: lembrou que a economia brasileira caiu menos que a de outros países.

Mantega explicou que é normal a diminuição de investimentos com a queda da atividade econômica, mas deixou claro que a economia já dá sinais de recuperação. O ministro garantiu que o esforço do governo para aquecer a atividade econômica vai ser mantido.

Sair da versão mobile