O clima voltou a favorecer as lavouras de café conilon no Espírito Santo, aumentando as expectativas quanto a uma boa produção na próxima temporada. A previsão dos produtores consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é de que o volume hídrico dos reservatórios e rios do estado aumente, fato que, aliado à umidade do solo, pode favorecer o enchimento dos grãos e colaborar para a melhora da produtividade.
Em Rondônia e na Bahia, o cenário para a próxima safra também é positivo, com o clima auxiliando o enchimento dos grãos, o que pode resultar em boa produção.
Esse cenário, no entanto, tem pressionado as cotações internas da variedade. Quanto ao arábica, após consecutivas desvalorizações, cafeicultores deixaram o mercado, travando as negociações. Além disso, o feriado de Imaculada Conceição na sexta, dia 8, em muitas cidades brasileiras, também influenciou na retração dos produtores, diminuindo o ritmo dos negócios.
Entretanto, o principal fator que deve limitar as negociações em dezembro é a questão fiscal, devido ao imposto de renda, que tende a manter produtores afastados do mercado no restante do mês.