Café

Café: colheita atinge 22% da área prevista, diz Safras & Mercado

O índice está adiantado em relação a 2018, quando 18% da safra estava colhida. Os trabalhos também estão adiantados frente à média dos últimos 5 anos, 19%

Colheita do café
A colheita está adiantada em relação ao ano passado, quando 18% da safra estava colhida neste período. Foto: Prefeitura de colatina-ES

A colheita de café da safra brasileira 2019/2020 estava em 22% até o dia 28 de maio, segundo apontou a consultoria Safras e Mercado, nesta quinta-feira, dia 30. Na semana anterior, o índice era de 16%. Segundo a consultoria, o volume colhido representa cerca de 13,06 milhões de sacas de 60 quilos, considerando a estimativa total de 58,9 milhões de sacas para o ciclo.

A colheita está adiantada em relação ao ano passado, quando 18% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão adiantados frente à média dos últimos 5 anos, de 19%. Segundo a Safras & Mercado, os trabalhos andaram mais cadenciados na última semana, com umidade ainda atrapalhando o avanço dos trabalhos em algumas regiões. “O fato é que a colheita, mesmo começando mais cedo, segue praticamente em linha com a média histórica, atrapalhada pelo excesso de chuvas”, informa em nota.

No caso do arábica, a colheita também está mais acelerada, mesmo com a umidade elevada. Já foram colhidas 16% da produção de arábica nacional, projetada em 40,70 milhões de sacas. O ritmo dos trabalhos está ligeiramente acima de igual período do ano passado (14%) e também com a média de 5 anos (12%).

No conilon já foram retirados dos pés 36% da produção 19/20, estimada em 18,20 milhões de sacas de 60 kg. O percentual colhido está bem acima de igual período do ano anterior (29%) e ligeiramente abaixo da média de 5 anos (39%).

Nova call to action