Café

Café: deputados debatem criação de associação mundial de produtores

Para o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), autor do projeto,a criação de uma associação será um importante instrumento de política comercial dos países

grãos de café em mãos femininas
O autor do projeto lembra que a cafeicultura representa umas das principais atividades agrícolas do país. Foto: Şahin Yeşilyaprak/Unsplash

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debateu nesta quarta-feira, 27, a criação da associação mundial dos países produtores de café.

O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), lembra que a cafeicultura representa uma das principais atividades agrícolas brasileiras, sendo responsável pela geração de milhões de empregos.

“Embora o Brasil seja o maior produtor de café do mundo não temos sido capazes de exercer uma liderança mundial no mercado de café, que acaba sendo comandado pelos países compradores e, em alguns momentos, por interesses de grupos econômicos da cadeia produtiva em detrimento dos produtores de café”, reclama Sávio.

“A criação de uma associação mundial de países produtores de café será um importante instrumento de política comercial e de integração dos interesses dos países produtores para elaborar e implementar ações concretas de formação de estoques reguladores e de políticas de estímulos ao aumento do consumo mundial em benefício de todos”, explica o parlamentar.

Nova call to action