Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café produzido em Tejupá vence concurso de qualidade em São Paulo

Vencedores do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foram divulgados nesta terça, dia 25Os vencedores do 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, Prêmio Aldir Alves Teixeira, foram divulgados nesta terça, dia 25. O café produzido por José Romeu Aith Favaro na Estância Tijuco Preto, no município de Tejupá, da Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região (Proced), obteve a maior nota, 9,086 pontos. A Comissão Julgadora avaliou o café como extremamente uniforme, com bebida elegante, harmoniosa e com final agradável, informaram os organizadores do con

Além de campeão do concurso pela maior nota obtida, o lote de café de José Romeu Aith Favaro também ficou em primeiro lugar na categoria Café Descascado. Já o café do produtor Célio Ferreira, do Sítio Bela Vista da Fumaça, de Divinolândia, que pertence à Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia, ficou em primeiro lugar na categoria Café Natural, com a nota 8,656.  Na categoria Microlote, da qual participam apenas cafés de propriedades com até 10 hectares (considerando todas as culturas produzidas), o lote campeão foi o da cafeicultora Maria Aparecida Nascimento, do Sítio Samambaia, de São Sebastião da Grama, pertencente à Associação dos Produtores do Vale da Grama, com a note 8,702.

A Comissão Julgadora realizou as provas cegas (sem identificação da origem) na quinta e sexta, dias da semana passada, dias 20 e 21, na Associação Comercial de Santos (ACS). A pontuação, em uma escala de zero a dez, é dada para características como aroma, doçura, acidez e corpo. Todo o concurso teve com auditoria independente e permanente da Apply Serviços Contábeis Ltda.

O coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Junior, informou que os dez finalistas do concurso comprovam a alta qualidade desta safra. De acordo com ele, são cafés que têm as características marcantes de uma bebida exemplar, como aroma marcante, acidez equilibrada, corpo acentuado e retrogosto prolongado.

Este ano, 14 associações e cooperativas inscreveram para disputar o concurso estadual, um total de 96 amostras, todas finalistas dos respectivos certames regionais. Foram inscritas 48 amostras na categoria Cereja Descascada, 35, na categoria Café Natural e 13 amostras na categoria Microlote.

Os dez lotes finalistas do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão leiloados no período de 1º a 3 de novembro. Podem participar do pregão, individualmente ou em consórcio, torrefadoras, cafeterias e pessoas físicas, que poderão adquirir desde uma única saca ou todo o lote, de dez sacas, além de poder comprar quantidades de diferentes lotes. O presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz é responsável pela realização do concurso juntamente com a Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado (Codeagro) e explicou que as pessoas poderão optar pelos cafés de acordo com a nota de qualidade global, a região, o tamanho do lote e as características gerais.

Para participar do leilão, os interessados devem se inscrever até domingo, dia 30, no site www.sindicafesp.com.br, onde está também o termo de compromisso de compra, que deve ser assinado eletronicamente. O preço mínimo do leilão será 50% acima da cotação da BM&F/Bovespa do dia 31 de outubro. Os lances poderão ser dados presencialmente, no Sindicafé, ou enviados pela internet para camarasetorial@sindicafesp.com.br. O resultado do leilão, cujos lances formam o ranking final do concurso, será divulgado dia 9 de novembro, no Museu do Café, em Santos.

Os cafés adquiridos no leilão formarão a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que estará à disposição dos consumidores, em embalagens identificadas por selo numerado, a partir de 16 de dezembro, quando será oficialmente lançada em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Sair da versão mobile