Além de campeão do concurso pela maior nota obtida, o lote de café de José Romeu Aith Favaro também ficou em primeiro lugar na categoria Café Descascado. Já o café do produtor Célio Ferreira, do Sítio Bela Vista da Fumaça, de Divinolândia, que pertence à Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia, ficou em primeiro lugar na categoria Café Natural, com a nota 8,656. Na categoria Microlote, da qual participam apenas cafés de propriedades com até 10 hectares (considerando todas as culturas produzidas), o lote campeão foi o da cafeicultora Maria Aparecida Nascimento, do Sítio Samambaia, de São Sebastião da Grama, pertencente à Associação dos Produtores do Vale da Grama, com a note 8,702.
A Comissão Julgadora realizou as provas cegas (sem identificação da origem) na quinta e sexta, dias da semana passada, dias 20 e 21, na Associação Comercial de Santos (ACS). A pontuação, em uma escala de zero a dez, é dada para características como aroma, doçura, acidez e corpo. Todo o concurso teve com auditoria independente e permanente da Apply Serviços Contábeis Ltda.
O coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Junior, informou que os dez finalistas do concurso comprovam a alta qualidade desta safra. De acordo com ele, são cafés que têm as características marcantes de uma bebida exemplar, como aroma marcante, acidez equilibrada, corpo acentuado e retrogosto prolongado.
Este ano, 14 associações e cooperativas inscreveram para disputar o concurso estadual, um total de 96 amostras, todas finalistas dos respectivos certames regionais. Foram inscritas 48 amostras na categoria Cereja Descascada, 35, na categoria Café Natural e 13 amostras na categoria Microlote.
Os dez lotes finalistas do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo serão leiloados no período de 1º a 3 de novembro. Podem participar do pregão, individualmente ou em consórcio, torrefadoras, cafeterias e pessoas físicas, que poderão adquirir desde uma única saca ou todo o lote, de dez sacas, além de poder comprar quantidades de diferentes lotes. O presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herszkowicz é responsável pela realização do concurso juntamente com a Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado (Codeagro) e explicou que as pessoas poderão optar pelos cafés de acordo com a nota de qualidade global, a região, o tamanho do lote e as características gerais.
Para participar do leilão, os interessados devem se inscrever até domingo, dia 30, no site www.sindicafesp.com.br, onde está também o termo de compromisso de compra, que deve ser assinado eletronicamente. O preço mínimo do leilão será 50% acima da cotação da BM&F/Bovespa do dia 31 de outubro. Os lances poderão ser dados presencialmente, no Sindicafé, ou enviados pela internet para camarasetorial@sindicafesp.com.br. O resultado do leilão, cujos lances formam o ranking final do concurso, será divulgado dia 9 de novembro, no Museu do Café, em Santos.
Os cafés adquiridos no leilão formarão a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que estará à disposição dos consumidores, em embalagens identificadas por selo numerado, a partir de 16 de dezembro, quando será oficialmente lançada em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.