Com o término da colheita do café, já é hora de começar o manejo para a próxima safra. A repórter Roberta Silveira foi visitar uma propriedade em Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, para responder às dúvidas de dois telespectadores sobre o período correto para fazer a calagem e a pulverização no cafezal.
Pulverização
O telespectador Guilherme Oliveira, que produz café na cidade de Manhuaçu (MG), quer saber se é possível pulverizar o cafezal na fase da florada.
Na verdade, a pulverização deve ser feita no estágio em que já apareceram os botões florais, mas antes de ocorrer a florada.
“Usar fungicida, e na parte nutricional, cálcio e aminoácidos para estimular o botão floral. Tem que ser feito poucos dias antes da florada, quanto menor o botão melhor. A proteção é maior”, afirma o engenheiro agrônomo Marcelo Puccetti.
O cafeicultor Tiago José Turari reforça: “Quando a flor está aberta não é viável fazer. Ela corre o risco de ter um abortamento da florada assim”.
Nos pés onde o café acabou e ser colhido, não há florada neste ano. Mesmo assim, também é preciso fazer a pulverização nesta época. “Para a formação de ramas novas e folheamento, para preparar para a próxima florada. Então, seria uma pulverização à base de macro e micronutrientes, fungicida para colheita e aminoácidos e hormônios para a formação de ramas”, explica o agrônomo.
Calagem
Já o cafeicultor Herivelton Ferreira da Silva, de Inhapim (MG), quer saber qual o momento adequado para colocar calcário na lavoura de café.
“O ideal seria entre março e abril. Após 30 a 40 dias da última aplicação. Faria os trabalhos de solo e a correção, porque o calcário precisa no mínimo 90 dias para fazer a correção do solo, desde que tenha umidade. Então, de abril a outubro, novembro, quando se faz a primeira aplicação, já tem algumas chuvas e o calcário cai corrigindo o solo”, orienta Puccetti.
Na prática, no entanto, muitos cafeicultores fazem a calagem somente após a colheita.”É um ano sim e um ano não. Só que não se consegue fazer no mês de abril, que seria o ideal. Sempre se faz depois dessa data, que é quando a gente tem um tempinho melhor para trabalhar”, diz o produtor Turati.
Neste caso, o manejo de solo com o calcário deve ser feito, no mínimo, 40 dias antes da primeira adubação do ciclo.
De olho no clima
Nos dois casos, a aplicação pode ser repetida após um mês, mas é preciso estar sempre atento ao clima. A pulverização não deve ser feita com o tempo muito seco. É necessário esperar pela chuva para aumentar a umidade do ar e do solo, para que os produtos tenham o efeito esperado.