Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuva antecipa florada do café em Minas Gerais

Para a safra 2015/2016, produtor de Patrocínio (MG) espera colher uma média de 40 sacas de café por hectare, 25% a mais em relação à temporada anterior

A chuva que caiu início do mês antecipou a florada dos cafezais no Cerrado Mineiro. Agora, produtores aguardam mais precipitação para que a formação dos grãos não seja prejudicada. O produtor rural Gláucio de Castro esperava ver as lavouras floridas só no fim de setembro, mas o processo foi antecipado em 10 dias, e o cafeicultor está satisfeito com o resultado.
 
– Acredito que tenha florado de 60% a 70%, e isso vai promover uma safra mais homogênea. É claro que a gente depende do clima para saber se vamos ter chuva no final do mês e se esse período chuvoso será normal nos próximos meses, o que não vem ocorrendo nos últimos anos – conta.
 
Para a safra 2015/2016, o produtor espera colher uma média de 40 sacas de café por hectare, 25% a mais em relação à temporada anterior. A qualidade do produto também pode ser beneficiada com o bom desempenho da florada.
 
– No ano passado, tivemos duas floradas, uma em agosto, porque choveu no final de julho eM um volume significativo, então as lavouras que estavam mais descansadas acabaram florando, e outra em outubro. Isso resultou em uma safra que não foi muito homogênea – destaca Castro.

A chuva  das últimas semanas foi muito positiva para a região. A primeira florada abriu de 70% a 80% do potencial produtivo dos cafezais. O presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, Marcelo Queiroz, explica que, se a chuva não voltar nos próximos dias, pode ocorrer abortamento na formação dos grãos.
 
– Para ocorrer esse “pegamento” é necessário que a planta esteja hidratada no solo, caso contrário, nós podemos ter a “mumificação” já mesmo do próprio chumbinho, por isso, esse momento é crucial para os grãos – detalha.
 
Ele ainda destaca que o retorno da chuvs pode ajudar na segunda florada das lavouras mais tardias na região.
 
– Em algumas áreas que estão ainda um pouco atrasadas mas “enfolhados”, ainda podemos ter ainda um percentual de 15% a 20% de uma segunda florada – destaca.

Sair da versão mobile