Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuva atrasa embarque de açúcar no Porto de Santos

Grande movimento de embarcações começou em maio e deve se estender até setembroA volta da chuva em São Paulo agravou o atraso no embarque do açúcar no Porto de Santos. Já são quase cem navios parados. Se o tempo continuar chuvoso, a fila pode aumentar e, de acordo com administração do porto, uma solução para o problema só seria possível daqui a dois anos.

Nesta segunda a fila somava 98 navios, mais da metade aguardava o embarque de açúcar. Com a quebra na safra de outros países, principalmente na Índia, o Brasil ficou com a responsabilidade de abastecer grande parte do mercado mundial. O grande movimento de embarcações começou em maio e deve se estender até setembro. O consultor de infraestrutura, Marcos Vendramini, critica as formas de negociação entre importadores e exportadores.

? No sistema FOB, o comprador escolhe o navio, o porto e o momento de embarcar. Quem compra não faz planejamento junto à autoridade portuária. Se fizesse venda CIF e deixasse o navio e o embarque a cargo do exportador, evitaria muito contratempo.

Além da concentração de embarques em um único período do ano, outro fator que tem atrasado o trabalho é a chuva. A operação com o produto a granel só pode ser feita com tempo firme. E, com o mau tempo previsto para os próximos dias, os navios que estão fundeados a mais de 10 quilômetros da orla santista devem iniciar o processo de embarque somente no mês de setembro. E a situação que pode piorar caso continue chovendo.

Mas também há boas noticias: pelo menos em médio prazo. Em dois anos, o Porto de Santos deverá ter condições de também escoar a produção em períodos de chuva, de acordo com o presidente do Conselho de Autoridades Portuárias, Sérgio Aquino.

Sair da versão mobile