Em encontro com representantes permanentes do Brasil junto a organismos internacionais sediados em Londres, Eumar Novacki, secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) discutiu políticas internacionais do setor cafeeiro, nesta sexta-feira, dia 9.
Uma das preocupações é com as mudanças climáticas e com a necessidade de inclusão de jovens no setor, seja pela sucessão familiar ou pelo simples interesse na cultura.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, colhendo por ano 43.235 milhões de sacas de 60 kg. E a União Europeia lidera a lista dos principais importadores do produto, com a compra de 76 milhões de sacas por ano. O objetivo das discussões é manter este posto, com possíveis avanços em produtividade nos próximos anos.
Novacki reuniu-se com o embaixador Hermano Telles Ribeiro, representante brasileiro nos organismos internacionais sediados na capital londrina; Robério Silva, diretor executivo da Organização Internacional do Café; José Orive, diretor executivo da Organização Internacional do Açúcar; com a ministra conselheira, Ana Paula Silva, e secretário Leonardo Azevedo; além do secretário adjunto da Secretaria de Relações Internacionais do Mapa, Alexandre Pontes.
Ainda clima
De Londres, o secretário seguirá para Israel a fim de fortalecer a cooperação em tecnologia e conduzir melhor plantio em ambientes complexos, como os do Nordeste. Além de estreitar laços e retomar a relação de parceria e de comércio, ele vai tratar de tecnologias de irrigação e dessalinização.