Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CNA entra com ação contra decreto presidencial dos portos

Entidade argumenta que normas vão dificultar a construção de novos terminaisA presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, protocolou nesta quarta, dia 6, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação contra o decreto presidencial que disciplina a concessão de portos no brasil. A entidade argumenta que a norma criada pelo governo vai dificultar a construção de novos terminais e favorecer a formação de cartel na atividade.

Segundo a senadora, o texto é inconstitucional por ter vários dispositivos não previstos na Lei dos Portos (8.630/93). Um dos pontos do texto mais contestado pela presidente da CNA é a imposição de proporcionalidade entre cargas próprias e de terceiros para operar nos terminais portuários privativos de uso misto. Na sua avaliação, o artigo que trata desta questão repete o que consta na Resolução 517 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que impõe um mínimo de carga própria para quem pretende investir em terminais portuários.

? Estamos próximos de um caos portuário no Brasil e quem constatou isso foi o Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou, no ano passado, por unanimidade, uma auditoria nos portos brasileiros diante da ineficiência do sistema portuário ? lembrou.

Sair da versão mobile