A colheita de café da safra brasileira 2017/2018 foi indicada em 91% até o dia 15 de agosto. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, dia 16, pela Safras & Mercado. Na semana anterior os trabalhos estavam em 86%.
Tomando por base a estimativa de produção de 51,1 milhões de sacas, a consultoria aponta que foram colhidas 46,29 milhões de sacas. Em igual período do ano passado os trabalhos de campo estavam em 86%, e na média dos últimos 5 anos para o período em 87%.
Segundo o consultor de Safras, Gil Barabach, os trabalhos de colheita no Brasil se encaminham para o final. Em muitas lavouras de arábica, resta apenas o café de varreção ou mais algum repasse. “E junto com a colheita avança o beneficiamento, permitindo traçar um perfil melhor da safra. Além de miúda, também percebemos alguma escassez de bebida mais fina, por conta, especialmente, da safra menor no Cerrado e de alguns problemas no sul de Minas”, afirma.
Café arábica e conilon
A colheita de arábica avançou 6 pontos percentuais na semana e alcançou 88% da safra. Com isso, os trabalhos seguem acima de igual época do ano passado (82%) e também acelerados na comparação com a média histórica para o período, que gira em torno de 82% da produção. Já os trabalhos do conilon chegaram ao fim.